quarta-feira, 1 de julho de 2009

Eletrização

-Processos de Eletrização:

-> Eletrização por Atrito;
-> Eletrização por Contato;
-> Eletrização por Indução.

Por Atrito: Dois corpos neutros são atritados, por possuírem afinidade eletrônica(desejos de ganhar elétrons). A tendência dos corpos e de se carregar um positivamente e o outro negativamente [(+q) positivo e (-q) negativo].

Por Contato: Quando um corpo apresenta um desequilíbrio entre o numero de prótons e o numero de elétrons dizemos que o corpo esta eletrificado negativamente ou positivamente. Se um corpo for colocado em contato com outro corpo eletricamente neutro, haverá uma transferência de elétrons entre os dois, no final, ambos ficarão com carga de mesmo sinal.

Por Indução: A indução ocorre quando se tem um corpo que esta inicialmente eletrizado e é colocado próximo (sem encostar) a um corpo neutro. Com isso, a configuração das cargas do corpo neutro se modifica de forma que as cargas de sinal contrario a do bastão tendem a se aproximar do mesmo. Porém, as de sinais iguais tendem a ficar o mais afastadas possível. Ou seja, na indução ocorre a separação entre algumas cargas positivas e negativas do corpo neutro ou corpo induzido.

Bom Estudo :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário